“Com esse programa, você irá iniciar à partir dos fundamentos básicos e se capacitará para tocar bem violão
em apenas 6 meses”
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Meu Programa de Aulas trabalha os conteúdos e as aulas que você irá ter no decorrer de 6 meses até adquirir os fundamentos para poder tocar e aprender violão.
São 3 as habilidades que um iniciante precisa desenvolver e conquistar no universo do violão:
1- Conhecer o instrumento e sua relação com nosso corpo
2- Práticas musicais
3- Teoria fundamental
Aula 0 – Preferências musicais do aluno e início de harmonia
0.1 Como decidiu-se pelo violão | Como escolher um violão | Os primeiros acordes no tom de A
0.2 Experiências práticas vividas com o instrumento | Montagem dos primeiros 3 acordes
0.3 Os 3 primeiros acordes no tom de A
• Exercícios de montagem de acordes
Aula 1 – Reconhecimento do violão e suas partes | Trocas dos 3 primeiros acordes (Tom A)
1.1 As partes componentes do violão
1.2 A postura corporal: mãos, braços e pernas | O polegar esquerdo| Encadeando acordes
1.3 As notas no instrumento e na escala | Cromatismo no braço do violão
• Exercício de reconhecimento do braço do violão e de encadeamento dos 3 primeiros acordes
Aula 2 – Encordoamento do violão | 3 novos acordes (Tom C)
2.1 Cordas de nylon, cordas de aço e cordas de tripa | Tensão das cordas | Trocar o encordoamento
2.2 Posição direita e mão esquerda | Montagem de 3 novos acordes | Pestana
2.3 A relação da casa 5 com a corda de baixo | Nomes das notas e das cordas do instrumento
• Exercício de reconhecimento do braço do violão | Montagem e troca dos 3 novos acordes
Aula 3 – Afinação
3.1 Peculiaridades de afinação do violão | Instrumento de nota dobrada
3.2 Como afinar “de ouvido” | Aplicativos para afinar
3.3 Timbre e afinação
Exercício de afinação do instrumento e de execução da troca dos 6 acordes aprendidos (Tons A e C)
Aula 4 – Pensando em graus I – IV – V – I (Tom D)
4.1 Dedos em posicionamento ortogonal | Reforço sobre posicionamento das mãos direita e esquerda
4.2 Montagem de novos 3 acordes (Tom D) | Troca de acordes
4.3 Cifragem harmônica | Sistemas de notações
• Exercício de execução da troca dos 3 acordes aprendidos na aula (Tom D)
Aula 5 – Utilização dos acordes graus I – IV – V – I (foco em andamento | Tom D)
5.1 Mão direita | Rasqueio
5.2 Executando ritmos usando o rasqueio | Uso do corpo como referência de andamento
5.3 Ritmo e Andamento | Metrônomo | Aplicativos digitais
• Exercício de execução de música (Cinema Mudo – Paralamas) com acordes I – IV – V – I
Aula 6 – Utilização dos acordes graus I – IIm – IV – V (foco em dinâmica | Tom G)
6.1 Mão direita | Rasqueio
6.2 Executando ritmos usando o rasqueio | Uso do corpo como referência de dinâmica
6.3 Dinâmica na execução violonística
• Exercícios de execução de música (Quase sem querer – Legião) com acordes I – IIm – IV – V com foco na dinâmica
Aula 7 – Utilização dos acordes graus I – IV – V – I (harpejo | Tom C)
7.1 Mão direita | Harpejando
7.2 Montando os acordes e iniciando o harpejo PIMA
7.3 Notação PIMAm
• Exercícios de execução de harpejo PIMA livre | Criação de melodia usando celular após consolidação do harpejo
Aula 8 – Utilização dos acordes graus I – IV – V – I (harpejo | Tom A)
8.1 Mão direita | Harpejando
8.2 Montando os acordes e iniciando o harpejo PIMAMA
8.3 Notação PIMA | PIMAMI | PIMAMA | PIMAMIMA| Compassos binários, ternários,
compostos e quaternários
• Exercícios de execução de harpejos aprendidos
Aula 9 – Utilização dos bordões dos acordes graus I – IV – V (harpejo | Tom A)
9.1 Mão direita | Harpejando
9.2 Variação de baixos nos acordes | Inserção dos harpejos PIMA, PIMAMI, PIMAMA, PIMAMIMA
9.3 Variação dos baixos como outra voz (voicing)
• Exercício de execução de harpejo com baixo parado e posterior variação dos baixos nos acordes montados estimulando a percepção do “caminho” dos baixos.
Aula 10 – Utilização dos acordes graus I – IV – V – I (foco em andamento | Tom C)
10.1 Mão direita | Rasqueio
10.2 Executando rasqueio | Uso do corpo como referência de andamento
10.3 Ritmo quaternário | Músicas populares (“Peixinhos do mar”)
• Exercício de execução de músicas em compasso quaternário com atenção no andamento
Aula 11 – Utilização dos acordes graus I – IIm – V – I (foco em dinâmica | Tom G)
11.1 Mão direita | Rasqueio
11.2 Executando rasqueio | Uso do corpo como referência de dinâmica
11.3 Ritmo quaternário e binário| Rocks e samba
• Exercício de execução de um rock’n roll em quaternário com atenção na dinâmica
(Al Capone – R. Seixas)
Aula 12 – Utilização dos acordes graus I – V – VIm – IV (Tom C)
12.1 Mão direita | Rasqueio de ritmo específico
12.2 Executando o rasqueio com ritmo, andamento e dinâmica
12.3 Ritmo quaternário em encadeamento clássico
• Exercício de execução de uma balada em ritmo quaternário (Não Chores Mais- Gil)
Aula 13 – Revisão das 10 aulas tocando as músicas aprendidas
13.1 Posicionamento do corpo, mãos e braços, pernas | Rasqueio e harpejo
13.2 Execução de andamento e dinâmica
13.3 Anotação nas folhas de variações de andamento e dinâmica
• Exercício de execução das músicas aprendidas segundo anotações realizadas em aula
Aula 14 – Escala maior e sua digitação
14.1 Posição das mãos direita e esquerda | Solo com apoio
14.2 Solando as formas principais da escala maior
14.3 Desenho e montagem da escala maior na partitura
• Exercício de execução das notas da escala maior
Aula 15 – Acompanhando com palheta
15.1 Segurando a palheta para acompanhamento |Palhetas e a sonoridade do violão no acompanhemento
15.2 Acompanhando com palheta | Tocando em diversas regiões do braço | Solando com palheta
15.3 Tipos de palheta | Dedeira
• Exercício de execução de acompanhamento com palheta
Aula 16 – Solando com palheta
16.1 Segurando corretamente a palheta | Palhetas e a sonoridade do violão nota a nota
16.2 Solando com palheta | A palhetada
16.3 Tipos de palheta e sonoridades
• Exercício de execução de tirar uma música simples (à escolha do aluno) e tocar usando palheta
Aula 17 – Utilização da escala menor natural (b6 e b7)
17.1 Mão direita | Rasqueio
17.2 Execução de acordes menores referentes à escala menor natural
17.3 Desenho e montagem da escala menor natural na partitura
• Exercício de execução das notas da escala menor natural
Aula 18 – Tocando os acordes Im – IVm – Vm referentes à escala menor natural (Am)
18.1 Mão direita |Rasqueio
18.2 Executando o swing no reggae
18.3 Recursos de abafamento percussivo de cordas
• Exercício de execução de música (Saideira Skunk) com sequência harmônica em Am
Aula 19 – Tocando tétrades em tom menor usando a técnica da “puxada”
19.1 Mão direita | Puxada nas cordas do violão
19.2 Executando a puxada em cada acorde | Fazendo a troca de acordes e mantendo o andamento
19.3 A execução do encaixe dos dedos PIMA | A função do polegar de fazer os baixos
• Exercício fazendo a puxada na sequência Im7 – IIm7(b5) – III7M – IIm7(b5) – e criando melodia
Aula 20 – Tocando em tom menor usando a 7ª da Dominante (foco na técnica da puxada)
20.1 A 7ª da Dominante no braço do violão
20.2 Ouvindo, reconhecendo, sentindo e executando a 7ª da Dominante | Técnica da puxada
20.3 A função de 7º da Dominante na música
• Exercício fazendo a puxada da sequência da aula passada inserindo a 7ª da Dominante | Im7 – IIm7(b5) – III7M – IIm7(b5) – V7 – Im7
Aula 21 – Tocando tétrades em tom maior usando a técnica da “puxada swingada” (A)
21.1 Puxada swingada no braço do violão e nas cordas
21.2 Executando a puxada swingada em cada acorde | Fazendo a troca de acordes
e mantendo o andamento e o swing
21.3 A execução do encaixe dos dedos PIMA e a função do polegar
• Exercício fazendo a puxada na “sequência do Tim” I7M – IIm7 – IIIm7 – IIm7 – V7
Escolha de 3 músicas para tocar nas 3 aulas seguintes
Aulas 22 a 24 – Escolhendo um repertório e utilizando a análise harmônica em graus