Inversões de Acordes

Como assim? Para que servem? O que é isso de “inversões de acordes”?

As inversões de acordes são criadas em contextos específicos. Na verdade tratam-se de caminhos, de conduções, por onde certa voz do acorde passa, a voz mais grave, a voz do bordão.

Vozes de um acorde

Chamam-se vozes de um acorde, as notas, uma a uma, que compõem esse acorde.

Então quando você toca um acorde de Dó maior (C) e segue com um acorde de Sol maior (G), a tendência é ter as notas da ponta se “atraindo” em sua sonoridade.

Porque isso acontece?

Isso se dá principalmente porque são as notas que percebemos melhor. Aquelas notas que ficam na “meiuca” também “conversam” entre si mas são de mais difícil percepção.

Nesse exemplo que eu dei, o acorde de Dó maior toca seu baixo na própria nota Dó.

Chamamos de baixo à nota mais grave, também chamada de “bordão”. O acorde de Sol maior, por sua vez, toca a nota de Sol em seu baixo.

Veja a ilustração abaixo da troca de acordes (C –> G) e suas vozes.

Dó-Sol

Inversões de Acordes

Primeira Inversão

O acorde de Sol maior (G) é formado pelas notas Sol – Si – Ré. Sabemos que, na escala, a nota Si é colada a nota Dó, poderíamos considerar a possibilidade de “trocar” o baixo do acorde de Sol maior para a nota Si.

Veja a escala abaixo,

Sol – Lá – Si <- Dó – Ré – Mi – Fá – Sol…

Isto não descaracterizaria o acorde de Sol maior (G). Ele continuaria sendo Sol e também sendo maior. E isso permitiria uma condução de uma voz muito importante, a voz dos baixos.

Ao colocarmos o acorde de Sol maior (G) com o baixo na nota Si, estamos colocando seu baixo na 3ª do acorde.

Isso significa que estamos colocando o acorde de Sol maior em uma inversão de seu acorde, na verdade na primeira inversão possível, tendo a 3ª do acorde em seu baixo.

A sequência de acordes ficaria assim:
[ C, G5/B ]

Obs.: Aqui há a possibilidade de se indicar a presença da 5ª do acorde pois deve-se, à princípio, evitar a dobra de 3ªs e, ao colocarmos a 5ª do acorde (a nota Ré), evitamos que a nota Si (que é a 3ª) dobre.

Segunda inversão

A segunda inversão possível de Sol maior (G) seria colocarmos o baixo em Ré, o que levaria à condução do baixo para acima da nota do baixo do acorde de Dó maior Veja a escala:

Sol – Lá – Si – Dó -> Ré – Mi – Fá – Sol…

A sequência de acordes ficaria escrita assim:
[ C , G/D ]

Veja na partitura como ficaria a condução deste baixo:

Dó-Sol baixo Ré

São diversas as possibilidades, como você pode ver, para inversões de acordes.

E todas podem atender a um caminho possível que você deseje seguir e conduzir a sua harmonia. Nesse caso da 2ª inversão, o acorde de Dó maior (C) se encaminha para outro “roteiro de viagem”, seguindo com o baixo subindo, ficando mais agudo e podendo evoluir posteriormente para outras notas acima (Mi, Fá, S0l).

Tal opção de evolução do baixo para notas mais agudas, deverá ficar a cargo do arranjo harmônico que será determinado pela melodia à qual a harmonia estará servindo.

Terceira inversão

Finalmente chegamos à terceira e última possibilidade de inversões de acordes, que é quando colocamos o acorde com o baixo no 7º grau, ou, na sétima.

Vale lembrar que, nesse caso como no 5º grau, o grau poderá ser diferente do natural, ou seja, aumentado ou diminuto.

No 5º grau, temos também as possibilidades de 5ª aumentada (#5) ou 5ª diminuta (b5). Nesse caso aqui, temos as duas possibilidades para o 7º grau: 7ª menor (escreve-se apenas o “7”) ou 7ª maior (7M).

Acorde Dominante

Por ser normalmente um acorde de Dominante, significa que é um acorde que prepara a música em um encadeamento de resolução, para seu repouso (final ou temporário).

Inseriremos o acorde de 3ª inversão antes do acorde final.

Ou seja, faremos G7/F –> C/E

Sol – Lá – Si – Dó – Ré – Mi <– Fá – Sol…

Com isso manteremos a tonalidade à qual estamos sempre nos referindo nestes exemplos, que é a tonalidade de Dó Maior.

Obs.: Se você não sabe o que é tonalidade, Veja Aqui Nesse Post o que eu explico sobre esse importantíssimo assunto.

Veja na ilustração abaixo, como fica a condução do baixo nesse caso.

Sol 7 baixo Fá - Dó baixo Mi

Observe como o acorde preparatório de Sol com a 7ª pode se encadear com o acorde de Dó maior com baixo na sua 3ª (ou seja, Dó maior com baixo na nota Mi).

Isso pode ser positivo, em termos de condução, ainda que não soe tão conclusivo como se fosse com o baixo na nota fundamental do acorde de Dó maior (ou seja, com o Dó maior com baixo na nota Dó).

Você é novato em violão? Sabe os nomes das notas ao violão? Veja, notas não são acordes!

No link à seguir, eu te mostro um vídeo no Canal Quero Tocar Violão, mostrando os nomes das notas das cordas do violão. Confira à seguir: https://youtu.be/rI0ZZvgJBHI

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