Você tem dificuldade em saber porque não consegue cantar determinada música, não sabe escolher a tonalidade para a sua voz? O tom que você canta e toca determinada música não combina nunca com a sua voz?
Aqui nesse vídeo eu vou te explicar porque isso acontece e também te dizer que pode não ser culpa sua, o fato de você às vezes esganiçar e desafinar a sua voz quando canta.
Pode (e é) ser tudo uma questão de saber escolher a tonalidade para a sua voz. Assista ao vídeo abaixo.
O que fazer
1- Descubra qual é a nota que se encontra a sua tessitura vocal
Tessitura vocal é o espaço entre a nota mais grave e a nota mais aguda da capacidade vocal que você consegue emitir. Avalie pensar em duas tessituras, uma tessitura confortável e uma tessitura extrema, sendo a tessitura confortável aquela em que você alcança “numa boa” determinada nota, tanto para graves como para agudos e a tessitura extrema, aquela em que você precisa dar mais pressão para atingir os limites vocais sem esganiçar, forçar as pregas vocais ou desafinar.
2- Descubra qual a tessitura da música que deseja cantar
Aí é onde reside o segredo da tonalidade que você vai escolher para cantar. Sabendo que uma música e sua melodia vão de determinada nota grave à determinada nota aguda, fica mais fácil “encaixar” a melodia na sua tessitura! É à partir daí que você pode, de acordo com a música e sua tessitura, optar por fazer uma interpretação mais intimista, mais grave, ou mesmo mais explosiva, mais no limite da sua tessitura de voz.
3- A escolha do tom da música
Essa é a última etapa e requer algum conhecimento e percepção musical. À partir das notas e da região escolhida para cantar determinada música, devemos definir a tonalidade e a harmonia a ser executada. Estando a melodia na tonalidade escolhida à partir da tessitura vocal do intérprete, está definido o tom a ser escolhido para a execução.
Gostou do post? Tem algum tema que deseja que eu comente? Faça contato comigo se desejar tirar alguma dúvida. Te enviarei a resposta por Email.
Clique Aqui e me envie uma pergunta ou dúvida! E não se esqueça de deixar um comentário no campo de comentários logo abaixo.